Notícias

01/04/2016

Lojas Lebes otimizam logística com novo CD e tecnologia

As Lojas Lebes, rede varejista do Rio Grande do Sul presente em 80 municípios com mais de 135 unidades, promoveram uma reestruturação na atividade de armazenagem, concentrando em um só centro de distribuição todas as mercadorias, que até então eram estocadas em quatro estruturas diferentes.

A Lebes contava com dois armazéns localizados na cidade de Gravataí, um em Cachoeirinha e outro em Nova Santa Rita. Em novembro do ano passado, a companhia passou a utilizar somente um CD, situado no Parque Logístico da Global Logistics Properties (GLP), também em Gravataí, com 19mil m², 19.440 posições-palete, 64 docas, pé direito de 12 metros, piso com capacidade para 6 toneladas por m² e toda a infraestrutura oferecida por um condomínio logístico.

Para organizar de forma eficiente a complexa e volumosa quantidade de daos e produtos com que a Lebes lida, foi necessário ainda realizar investimentos em capacitação profissional e tecnologia. “Tínhamos uma operação totalmente manual, onde a dependência das pessoas era uma característica, devido à falta de um claro mapeamento de processos, o que fazia com que uma mesma atividade fosse realizada de várias formas diferentes e, consequentemente, tínhamos  resultados variados, às vezes melhores, outras vezes piores”, explica o Coordenador do CD da Lebes, Alceu Noal.

Ele conta que um dos investimentos realizados e que gerou resultados altamente positivos foi a aplicação de um WMS. “A falta de um sistema adequado, somada à não existência de processos definidos, era sempre compensada pelo aumento da quantidade de colaboradores, ora próprios, ora terceirizados. Chegamos , em determinado momento, a ter 80 pessoas na operação, 60% a mais do que o quadro atual”.

Diante desde cenário e após uma profunda pesquisa de mercado, a Lebes optou pela aquisição do WMS da Alcis. “Quando chegamos para implantar o sistema identificamos que, no processo de armazenagem, não existiam endereçamento e rastreabilidade de produtos. Em muitos caos, demorava-se um dia para encontrar determinado produto a ser separado e enviado para a loja. Na distribuição, os controles eram realizados em planilha Excel, potencializando erros de estoque e perdas, também tornando a tarefa muito demorada e não confiável, onde o nível de performance não ultrapassava 60%”, relata o CEO da Alcis, Luiz Rêgo.

“Após a conclusão da instalação do WMS, havíamos revistado todo o nosso processo, o qe fez com que o mesmo fosse melhorado”, explica o gerente do Centro de Distribuição da Lebes, Flávio Gonzales. Com a maturidade do sistema, foi possível eliminar 100% do quadro de terceirizado, reduzindo a dependência de mãos de obra em 30%. “Elevamos nossa performance de atendimento às solicitações de distribuição de produto de 85% para 99,9% e na metade do prazo anteriormente exigido. Aumentamos a acuracidade de nosso estoque para 9993% e melhoramos a performance dos horários de entrega nas filiais para 92% considerando uma janela de 15 minutos”, detalha o executivo.

Devido à possibilidade do acompanhamento da produtividade individual dos colaboradores, também foi possível um aumento de 40% na produtividade, reduzindo a necessidade de horas extras. Além disso, como foram definidos processos e fluxos para as operações do CD, a montagem da carga passou a ser realizada em no máximo 30 minutos.

“O processo de recebimento tem seus indicadores de operações e ela é realizada 100% através de coletores, garantindo a rastreabilidade do processo. Todas as notas fiscais recebidas no dia são alimentadas no sistema ERP e todos os produtos têm local definido para armazenagem e endereço de localização, facilitando a rotina de busca e separação. Na situação atual, o tempo para encontrar um produto é de minutos ou até de segundos”, diz a diretora comercial da Alcis, Alessandra Di Sicco.

As Lojas Lebes possuem quase 60 anos de atuação e trabalham com uma grande variedade de itens nas linhas de moda, móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, entre outros. Além disso, a companhia atua também no tramo de confecção, produzindo mais de 1 milhão de peças por ano, comercializadas exclusivamente em suas lojas.

Fonte: Log Web

Voltar para histórico de notícias

FALE DIRETO COM A GENTE

Entre em contatoENTRE EM CONTATO

VIDEO CORPORATIVO

Assista no nosso canal do Youtube