Notícias

31/03/2020

A GLP tem pensamento global e age local

Ming Mei, chief executive da GLP e vencedor da categoria Industry Figure of the Year: Global no Pere Awards 2019, explica por que 2019 foi um ano de transformação para a empresa premiada. 

P. Quais foram os principais acontecimentos da empresa nos últimos 12 meses?

Em junho, anunciamos a venda de um portfólio de US$ 18,7 bilhões em ativos imobiliários de logística nos EUA para a Blackstone, a maior transação imobiliária privada da história. Quando entramos no mercado dos EUA, há quatro anos e meio, as pessoas questionavam se era a decisão certa, dada a maturidade do mercado e dos players dominantes. Essa venda confirmou nossa decisão na época e demonstra a capacidade de nossa equipe de usar sua experiência em investimentos e operações para criar o portfólio de logística mais valioso do setor.

Também assumimos um grande compromisso ao adquirir metade do grupo China Merchants Capital, que foi transformador ao nos ajudar a expandir ainda mais nosso escopo de investimentos em infraestrutura, finanças e private equity. Além disso, captamos US$ 9 bilhões em fundos imobiliários de logística em 2019, incluindo a criação de um fundo de desenvolvimento de US$ 5,6 bilhões no Japão e um fundo de renda de US$ 2,1 bilhões na China.

P. Como tem sido o ambiente operacional neste período?

Ainda existe uma demanda muito forte em todo o mundo por imóveis de logística, o que nos ajudou a atrair novos investidores, como a Allianz Real Estate, entre outros. Os mercados subjacentes em que operamos continuam saudáveis, mesmo no Brasil, cuja instabilidade impediu a entrada de investidores no mercado. No ano passado, atingimos um volume recorde de novos contratos de locação no Brasil pelo terceiro ano consecutivo. Também houve uma dinâmica de locação constante de locações na China, Europa e Japão e continuaremos a investir nos EUA.

P. Quais os principais desafios que a empresa teve que superar?

Logística é um dos setores imobiliários mais atraentes. Portanto, muitos gestores levantaram muito capital. O maior desafio em todo o mundo tem sido garantir que mantenhamos uma abordagem disciplinada e não nos deixarmos levar pelo o que os outros possam estar fazendo.

Atrair e reter talentos é importante, porque o setor de logística é um setor quente. Você precisa acertar no básico, é claro, e recompensar o desempenho com salários competitivos no mercado, mas é a nossa cultura que atrai a equipe certa - damos a eles a autonomia para tomar decisões, sem que a burocracia de uma companhia global atrapalhe.

Nosso investimento em tecnologia é um importante diferencial. Podemos usar nossa escala global e ideias baseadas em dados para ter uma visão de futuro e antecipar tendências no setor. Começamos a investir em tecnologia há cinco anos, antes de “proptech” se tornar um chavão e, desde então, captamos fundos de tecnologia em private equity. Acredito que a tecnologia continuará impactando o setor imobiliário em geral - o de logística em particular - e será importante para criar eficiência nos negócios.

Os avanços em equipamentos de sorting e portões inteligentes, por exemplo, melhorarão a capacidade dos galpões e mudarão a forma como as instalações são projetadas. Estamos apenas na ponta do iceberg em termos de tecnologia, mas essa é uma convicção para nós. Você pode achar difícil de acreditar, mas aproximadamente 15% de nossos funcionários estão em cargos relacionados à tecnologia.

P. Quem ou o que é o principal responsável pelo sucesso da empresa?

Nosso sucesso e crescimento como empresa global de investimentos podem ser atribuídos ao árduo trabalho e à dedicação de nossa equipe. Estou muito orgulhoso que a GLP, apesar do seu tamanho, ainda seja muito empreendedora. Ainda pensamos como uma pequena empresa e não deixamos a burocracia atrapalhar. Temos uma boa mistura de global e local - nosso comitê executivo tem bases em todo o mundo e são localmente relevantes para cada mercado individual que atendem. Essa combinação de global e local nos dá a capacidade de transferir conhecimento e compartilhar ideias de diferentes mercados para construir um negócio global mais forte e criar o maior valor para nossos investidores.

Voltar para histórico de notícias

FALE DIRETO COM A GENTE

Entre em contatoENTRE EM CONTATO

VIDEO CORPORATIVO

Assista no nosso canal do Youtube